DJAVAN – VOLANTE – BOTAFOGO-PB
Nossa análise de hoje é sobre o volante Djavan, jogador do Botafogo-PB, nascido em 1995.
Djavan é formado nas categorias de base do Botafogo da Paraíba e estreou profissionalmente em 2015 pelo Miramar, durante período de empréstimo no Campeonato Paraibano. Retornou ao Botafogo para a disputa da Série C, mas não foi aproveitado em nenhuma partida. Em 2016 assumiu a titularidade da equipe e já soma 37 partidas entre Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro.
MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
Djavan é um jogador que atua na segunda linha do time. Normalmente é utilizado como volante em posição entre o centro e o corredor. Também atua como volante-lateral pela esquerda ou direita na plataforma 3-5-2 e também como lateral. É um jogador que se movimenta de forma interessante, possuindo boa mobilidade vertical e horizontal.
CARACTERÍSTICAS
Atuando como volante, Djavan ocupa de forma muito sólida a frente da primeira linha. Sua capacidade física é interessante, tendo agilidade e bom entendimento tático. É um jogador preponderante na fase defensiva, principalmente nos momentos intermediários e finais, participando de forma efetiva do balanço e equilíbrio defensivo.
Trata-se de um jogador com características defensivas interessantes. Possui 1,76 m de altura e normalmente não realiza abordagens agressivas ao adversário, entretanto tem um excelente tempo de bola e com isso apresenta uma alta precisão nos desarmes. Ao disputar a bola, Djavan utiliza muito sua colocação e boa proteção de bola.
O jovem do Botafogo-PB demonstra muito entendimento situacional e leitura do jogo defensivo, com isso consegue realizar interceptações e induzir o adversário ao erro sem intervir de forma dura. Dessa forma também consegue se impor e fechar espaço, forçando o adversário a buscar outras soluções.
Atuando em posição de amplitude, Djavan apresenta atuações corretas defensivamente. Sabe transitar com bastante qualidade entre o corredor e o centro do campo, auxiliando e alternando de posição com os companheiros. É um jogador que consegue ser importante na fase defensiva em qualquer uma das posições na primeira linha do time.
Na fase ofensiva, Djavan apresenta importância nos momentos iniciais e intermediários. É um jogador destro que vem aprendendo a utilizar também o pé não dominante para executar passes de curta e média distância. Normalmente se coloca entre os zagueiros, se movimentando verticalmente quando atua como volante e horizontalmente quando em amplitude, para participar da saída de bola.
É um jogador que possui bom passe curto e realiza algumas inversões de qualidade. Não trata-se de um jogador que busca quebrar linhas com seu passe, entretanto não apresenta falhas na saída de bola. Ao dar inicio ao jogo, Djavan não fica parado e segue o avanço do time, se apresentando e servindo como opção de passe. Possui um bom primeiro toque e pode servir como opção de retorno interessante.
Na fase intermediária, apresenta boa participação. Demonstra entendimento situacional e não se omite ao buscar combinações e deslocamentos para formação de triângulos. Costuma respeitar a condição da fase do jogo e sua situação dentro dela, entretanto consegue contribuir de forma efetiva quando necessário.
Djavan é mais um jovem que vem se destacando nessa temporada. Atuando em um time bem organizado como o Botafogo-PB está conseguindo demonstrar boas qualidades e desenvolver seu futebol de forma sólida. Ainda em fase de maturação, Djavan pode ser uma boa aposta para clubes que atuam em níveis competitivos maiores.
Autor: Giovani Dalla Valle
Deixe um comentário