LEIA TAMBÉM

JEAN CARLOS – MEIA – VILA NOVA

Hoje nossa análise é sobre o meio campo Jean Carlos, jogador do Vila Nova, nascido em 1992.

jean_carlos_-_meia_zkBlOXn

Foto: Reprodução

Jean Carlos iniciou sua carreira nas categorias de base do Marília, aonde estreou profissionalmente no Campeonato Paulista de 2009. Em 2010 foi contratado pelo Palmeiras, clube pelo qual atuou também nas categorias de base e nos profissionais. Em 2013 acertou sua transferência para o São Bernardo, clube pelo qual atuou  em 73 partidas até o final do Campeonato Paulista de 2016. Em maio do mesmo ano se transferiu para o Vila Nova, aonde já atuou em 17 partidas na Série B marcando 03 gols e dando 05 assistências.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Jean Carlos é um meio campo canhoto que pode atuar em posição central ou pelo lado do campo. Não é um jogador com características para atuar em amplitude, mas pode ocupar posição no corredor entre o lado e o centro. Normalmente busca ter o controle do jogo e se movimenta em função da bola, flutuando entre a primeira e segunda linha do time adversário.

Mapa %

CARACTERÍSTICAS

Trata-se de um jogador importante em todas os momentos da fase ofensiva. Participa com boa movimentação e se colocando como opção de passe na saída de bola, exerce o controle da armação de jogadas. É extremamente participativo em cobranças de escanteios, faltas laterais e no remate de média e longa distância.

Jean Carlos não é um jogador de velocidade e muita explosão, entretanto possui boa leitura do jogo e capacidade de se movimentar para participar da construção do jogo. Normalmente busca garantir que as ações construtivas sejam bem executadas. Dessa forma, constantemente recua até a linha dos volantes para participar da saída de bola.

Reecua para iniciar o jogo

O recuo vertical é muito usado para receber a bola de frente para o campo ofensivo e pensar na construção da jogada. Sua movimentação é constante nesse sentido, não só em posição central mas também pelo lado do campo. Dessa forma, busca ter o controle logo nos momentos inicias da fase ofensiva. Sua movimentação horizontal é bastante interessante, conseguindo servir como apoio pelo lado esquerdo, região central e lado direito.

Aproximação lateral

Com a bola nos pés, demonstra inteligência para pensar corretamente a jogada. É um jogador que realiza boas inversões de jogo, bons passes curtos e gosta de buscar combinações com os companheiros. Apesar de possuir qualidade técnica e boa leitura de jogo, Jean Carlos comete muitos erros na execução dos passes em profundidade e quando tenta alguma jogada mais acelerada.

Jean Carlos busca muito o espaço entre a primeira e a segunda linha do time adversário para poder dar o acabamento final às jogadas. Por ali, próximo da área, é aonde consegue dar um toque de qualidade à armação final das jogadas, mesmo que com pouca efetividade e erros de execução. Quando pressionado, enfrenta dificuldades em disputas corporais e não consegue ter manutenção de bola.

Busca espaço entre linhas

De frente para o gol adversário, Jean Carlos não consegue ser um jogador de infiltração. Apresenta pouca presença de área, mas tem no remate de média e longa distância uma excelente ferramenta. É um jogador que finaliza bem com a perna esquerda, normalmente apresentando chutes bem direcionados e com força.

Jean Carlos apresenta uma excelente bola parada, principalmente em bolas alçadas em faltas laterais e cobranças de escanteios. Dessa forma é que realizou a maioria das assistências na carreira.

Na fase defensiva deixa a desejar. É um jogador que realiza a recomposição, principalmente pelo lado do campo, mas que não possui hábito do desarme. Dessa forma, comete muitas faltas desnecessárias e permite algumas quebras de linhas. Atuando pelo São Bernardo, era mais utilizado pelo lado do campo e com isso participava mais da fase defensiva do que no Vila Nova.

Recomposição pelo latdo

stats

De fato, Jean Carlos é um jogador com boa qualidade e que exerce muito bem funções de organização, seja pelo centro ou pelo lado. Ainda é um jogador jovem e que pode evoluir em alguns aspectos, diminuindo seus erros de execução. Trata-se de um meio campista que pode ser útil, dentro de um grupo, em diversas equipes da Série A do Campeonato Brasileiro.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: