LEIA TAMBÉM

RICHARDSON – VOLANTE – CEARÁ

Hoje nossa análise é sobre o volante Richardson, jogador do Ceará, nascido em 1991.

IMG_9610_1

Foto: cearasc.com

Richardson é formado nas categorias de base do América de Natal, clube pelo qual estreou em 2010. Em 2012 foi emprestado ao Baraúnas e em 2013 ao Confiança-SE e ao Treze-PB. Em 2014 atuou no Operário do Paraná e retornou ao Confiança-SE para a disputa da Série D, clube pelo qual permaneceu até o final de 2015 conquistando o bi-campeonato estadual. Em 2016, Richardson foi contratado pelo Ceará e já soma 35 partidas disputadas, entre Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Richardson é um volante que pode atuar em linha com um companheiro, pelo centro como primeiro volante em um losango ou pelo lado também no losango. É um jogador de boa mobilidade, que se movimenta de acordo com o balanço defensivo, realizando deslocamentos sempre em busca da aproximação ao portador da bola. É um jogador que também se desloca, principalmente, pelo corredor direito para avançar no campo ofensivo.

 

Mapa %

CARACTERÍSTICAS

O jogador do Ceará é um meio campista com características importantes nos momentos intermediários e finais da fase defensiva, assim como nas transições ofensivas e situações de construção inicial de jogo. Participa com preponderância do equilíbrio defensivo, demonstrando leitura de jogo e movimentação de acordo.

Seu entendimento tático é bastante interessante. Richardson consegue realizar bons deslocamentos horizontais para executar coberturas dos zagueiros e laterais que se desgarram da primeira linha. É um jogador que possui razoável velocidade, entretanto seu posicionamento e leitura sensacional permitem que esteja sempre bem colocado para intervir em situações que não acontecem na região que está ocupando.

Cobertura

Normalmente demonstra agressividade e objetividade nas abordagens. Dessa forma, mantém curto o espaço do adversário e consegue realizar bons desarmes. Em situações que não é o primeiro combatente, se aproxima e realiza com efetividade a dobra da marcação. Richardson não tem uma estrutura física avantajada (1,73 m), entretanto é um jogador que emprega muita força nos enfrentamentos defensivos.

Como todo jogador de meio campo, Richardson não vence todos os duelos e nem apresenta 100% de efetividade nas interceptações. Entretanto, é um jogador que demonstra muita concentração em todos os momentos do jogo, conseguindo ser extremamente efetivo na 2ª bola em situações próximas do seu campo defensivo.

Na fase ofensiva, Richardson é importante nos momentos iniciais e intermediários. Na saída de bola, normalmente recua e ocupa posição próxima dos zagueiros, dentro da linha ou à frente dela. Nessa posição, utiliza passes simples, normalmente direcionados aos laterais ou meias. Não é um jogador que tem grande qualidade técnica, entretanto não demonstra, em nenhum momento, afobação e nervosismo ao receber a bola e executar passes.

saída de 03

Em situações intermediárias, Richardson apresenta bom passe de média distância. Dessa forma realiza boas inversões e mostra capacidade para realizar alguns passes quebradores de linhas. Com a bola nos pés, não é um jogador ágil mas demonstra boa capacidade de resolução no 1×1. Utiliza muito a força física para conseguir manter a posse de bola e não ser desarmado no espaço curto.

Também realiza algumas conduções de bola razoáveis, conseguindo avançar no campo ofensivo com explosão e criando situações de perigo. Normalmente é um bom apoio aos meias e serve como opção de retorno bastante efetiva. Quando se desloca com a bola, apresenta pouca agilidade mas consegue vencer a marcação com bastante força física e razoável explosão. Entretanto não é um jogador que avança tabelando e criando combinações e sim rompendo linhas de forma individual e de forma surpreendente.

Condução de bola

Stats

De fato, Richardson é um volante com boas capacidades. Sua carreira vem em franca evolução e parece estar maduro para atuar em um nível maior de competição. Trata-se de um jogador com bom entendimento tático, razoável capacidade técnica e com total consciência da posição que atua.

Autor: Giovani Dalla Valle

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: