LEIA TAMBÉM

RICHARD ALMEIDA – MEIO CAMPO – QARABAG

Nossa análise de hoje é sobre o volante brasileiro Richard Almeida, jogador do Qarabag do Azerbaijão, nascido em 1989.

images

Foto: Qarabag

Richard é formado nas categorias de base do Santo André e estreou profissionalmente, em 2008. Em 2009 foi emprestado ao Palestra de São Bernardo. Em 2010 retornou ao Santo André e disputou o inicio do Campeonato Brasileiro da Série B antes de ser emprestado ao Gil Vicente de Portugal. Em Portugal disputou 72 jogos entre 2010 e 2012, ano em que se transferiu para o Qarabag. Pelo atual clube, Richard já realizou 177 partidas, marcou 40 gols e deu 22 assistências.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Richard é um meio campista canhoto que pode atuar como volante, em linha ou à frente de um fixo. Também pode atuar como meia central no esquema 4-1-4-1 ou compondo a segunda linha no 4-4-2 ou 4-5-1. É um jogador que possui excelente mobilidade e se movimenta muito no segundo terço do campo. Normalmente ocupa o lado esquerdo e realiza deslocamentos área a área.

Mapa %

CARACTERÍSTICAS

Richard é um jogador preponderante no equilíbrio defensivo e nos momentos iniciais e intermediários da fase ofensiva. Atuando pela faixa central do campo, Richard emprega muita mobilidade circulando em função da bola e servindo como referência na construção ofensiva.

Trata-se de um meio campista que busca estar sempre próximo da bola, seja sendo o portador ou servindo de apoio a ele. Constantemente procura realizar combinações curtas, aonde efetua o passe e se projeta à frente ou ao lado para receber o retorno.

Na saída de bola Richard exerce preponderância. É o jogador responsável por dar inicio a construção ofensiva. Dessa forma costuma recuar até a linha dos zagueiros, geralmente pelo lado esquerdo, para se posicionar de frente para o campo ofensivo e decidir de que forma a jogada acontecerá. Sua movimentação costuma acionar o avanço do lateral esquerdo ao campo de ataque e a consequente ocupação do espaço deixado.

Saída de Bola - independente do lado

De posse da bola, Richard demonstra boa visão de profundidade. Realiza passes longos e boas inversões, entretanto é com passes curtos e triangulações que consegue ganhar terreno junto com o time. Quando pressionado, enfrentando equipes que marcam de forma agressiva, Richard consegue se sair bem e utiliza sua boa agilidade para enfrentamentos no espaço curto. Não trata-se de um jogador apenas de construção inicial, também dando continuidade as jogadas e acompanhando o avanço do time servindo de opção de retorno.

Na fase intermediária da construção ofensiva, Richard demonstra boa participação. É um jogador que não possui grande refino técnico, mas consegue, com certa inteligência e visão de profundidade, encontrar bons espaços no campo ofensivo. Por vezes pensa muito bem a jogada mas falha na execução, principalmente em passes de infiltração no corredor entre o lado e o centro do campo. É um jogador que toca muito na bola e possui grande participação em todas as ações do time.

Sua boa mobilidade permite que apresenta uma boa ocupação do espaço. É um jogador que aparece no campo defensivo e no campo ofensivo com certa facilidade. Normalmente procura avançar próximo da bola e é dessa forma que realiza a maioria das infiltrações na região da finalização.  Entretanto, em certas situações visa ser o elemento surpresa e aparecer com velocidade, aproveitando o espaço vazio do lado oposto ao da bola.

Projeção Box-to-Box

Na fase defensiva, Richard mantém as mesmas características de mobilidade, agilidade e ocupação de espaços. É um jogador que não realiza abordagens muito agressivas, mas que possui boa capacidade de realizar interceptações e intervenções através da explosão curta e leitura do jogo.

Em determinadas situações, Richard se adianta aos movimentos ofensivos do adversário e se desgarra da segunda linha para realizar a abordagem mais avançada. É um jogador que, em algumas situações, não mantém posição fixa e acaba gerando alguma dificuldade no equilíbrio defensivo.

Desgarro para marcar

Tanto pelo centro, em posição mais avançada, quanto pelo lado do campo, Richard é um marcador correto. Sabe abordar o adversário e ocupar espaços, dificultando o avanço. É um jogador que possui facilidade no lado não dominante, tendo boas intervenções em jogadas que o adversário direciona a ação para dentro ou para fora.

Normalmente, Richard já tenta o desarme no adversário buscando a transição ofensiva. Dessa forma acaba, por vezes, sendo menos incisivo e objetivo do que deveria. É um jogador bastante inteligente e que visa sempre a próxima jogada e isso acaba gerando algumas falhas de temporização e objetividade no jogo defensivo.

Stats

De fato, Richard Almeida é um jogador de boa qualidade. Trata-se de um meio campista que sabe ocupar muito bem o espaço e ser participativo em todas as fases do jogo. Apesar de jogar em uma liga de menor expressão, tem boa experiência internacional em competições europeias e jogos contra grandes times. Com 27 anos, é um jogador que pode tranquilamente atuar em uma liga nacional mais forte, principalmente em times que valorizem a posse de bola ofensiva e preenchimento de espaços.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: