LEIA TAMBÉM

Como Joga o volante Jean, novo Reforço do Corinthians

Jean, volante do Paraná, é o novo reforço do Corinthians. O jovem de 21 anos passou pelas categorias de base do Gama-DF, Iguaçu-PR e Agex-PR, aonde disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Também teve passagens pelo Central-PE e Estudiantes de La Plata, antes de chegar para a base do Paraná Clube. Jean estreou profissionalmente pelo clube em 2014 durante a Série B do Campeonato Brasileiro. Na competição, atuou em 15 partidas e foi titular em 10 delas, ora como volante, ora como zagueiro.

Em 2015 realizou 41 partidas, sendo titular em 36 delas, se fixando como volante. Em 2016, duas lesões, fizeram com que atuasse pouco pela Série B do Campeonato Brasileiro. Ao todo foram apenas 06 jogos na competição, que somados aos realizados anteriormente totalizam 23 partidas no ano.

p1290269_1

Foto: Monique Silva/GloboEsporte.com

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Jean é um volante que cobre toda a região à frente da área. Trata-se de um jogador que pode atuar como volante centralizado em um losango no meio de campo, atrás de uma linha de 04, ou em linha compondo uma dupla.  É um jogador que tem bastante capacidade de se movimentar lateralmente e que consegue realizar bons deslocamentos visando o preenchimento de espaços e abordagens aos adversários.

Mapa %

CARACTERÍSTICAS

O novo reforço do Corinthians é um jogador preponderante no equilíbrio defensivo e nos bloqueios. Sua capacidade de marcação é grande e bastante agressiva. Normalmente procura diminuir o espaço do adversário e toma decisões bem objetivas com o intuito de desconstruir as jogadas. Não é um volante que espera a definição do adversário para agir e quando vencido no primeiro combate, não desiste de tentar recuperar a bola ou afasta-la de qualquer forma.

Jean é um jogador que tem capacidade de abranger uma área grande à frente da primeira linha. Apesar de não ser um jogador de grande velocidade, consegue estar sempre próximo do adversário portador da bola, seja no centro ou nos lados do campo. O novo reforço do Corinthians possui boa leitura tática e consegue se movimentar de acordo com o balanço defensivo e quando não aborda o adversário, mantém posição próxima visando a dobra da marcação.

Constantemente realiza a cobertura dos laterais, seja no lado esquerdo ou no direito. Dependendo da movimentação do lateral, Jean costuma guardar a posição e se mantém ocupando o lado em situações na fase ofensiva. Na fase defensiva, é o responsável por quebrar a jogada quando o lateral avança e permanece sem recompor.

Cobertura aos laterais

Seu bom posicionamento e força na marcação proporcionam poucas quebras de linhas pelo adversário. É um jogador bastante duro nas abordagens e que realiza interceptações bastante objetivas, além de conseguir fechar os espaços e forçar o adversário a não forçar a jogada em cima dele.

Dependendo do modelo de marcação adotado pelo treinador, Jean realiza deslocamentos de média e longa distância para abordar o adversário. Originalmente fixo em um posição, costuma se desgarrar da linha e caçar o adversário de acordo com a movimentação realizada.

Jean não é um jogador que comete muitas faltas ao abordar o adversário de frente. Entretanto, quando ultrapassado costuma não ter sucesso ao tentar o desarme por trás e dessa forma acaba cometendo faltas. Nos momentos em que avança ao campo ofensivo e não consegue sucesso, ao recompor também comete faltas desnecessárias. Sua potencialidade na bola área defensiva é boa porém, pode melhorar principalmente na primeira bola oriunda de um lançamento longo.

Avanço e falta de recomposição

Na fase ofensiva, Jean é pouco participativo. Suas ações limitam-se a passes curtos na saída de bola. Normalmente seus passes são direcionados para o lado e para trás. Em muitas ocasiões, vimos Jean retornar o passe aos zagueiros e não se movimentar no espaço vazio para gerar opção de volta.

Com a bola dominada, tem dificuldades em empregar velocidade no passe. Dessa forma, perde boas oportunidades de realizar transições rápidas e contribuir para o avanço do time. Veja exemplo no vídeo abaixo.

Jean não é um jogador que costuma acompanhar a subida do time ao campo ofensivo. Seu posicionamento, normalmente, é atrás das duas últimas linhas do time e não oferece muitas opções de retorno aos homens de frente. Ultimamente, Jean vem realizando alguns deslocamentos como elemento surpresa, entretanto com pouca qualidade na definição da jogada. Na bola área ofensiva, Jean iniciou sua carreira com bons números e ultimamente não vem apresentando o mesmo rendimento.

Stats

De fato, Jean é um volante com características mais de marcação do que armação de jogadas. É um jogador com boas qualidades defensivas e que pode servir como sustentação às linhas ofensivas. Por se tratar de um jogador jovem, pode evoluir em alguns aspectos técnicos que, ainda, o tornam um jogador limitado ofensivamente.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: